![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|
GIOVANNI CALLEGARO
Arquiteto e Marceneiro
Paixão por madeira e singularidade do design feito à mão fundamentam o DNA criativo de neo marcenaria paulistana
O design de raiz, que leva a sério a tradição do feito à mão e valoriza o poder dos detalhes, é o elemento fundamental da Gioca, neo marcenaria fundada pelo jovem designer paulistano Giovanni Callegaro. Criada em 2014, a marca, que atua apenas sob encomenda, é a perfeita vitrine da pluralidade criativa de seu dono e produz móveis, objetos e até pranchas de surf de madeira.
A afinidade com o material e a veia do trabalho manual vêm de berço. Criado entre a capital, o cerrado mato-grossense e o litoral paulista, Giovanni descobriu cedo o traquejo para conviver (e se divertir) com a natureza de cenários tão distintos. Sempre pôs as mãos e a criatividade a serviço de seus objetivos e anseios - fosse criar um skate, construir uma banqueta ou improvisar seus próprios reparos. Dessa familiaridade surgiu a paixão pela madeira que mais tarde fundamentaria os primeiros traços de sua carreira como designer.
Surfista e explorador de carteirinha, arquiteto formado pela FAU-Mackenzie, aprofundou seu conhecimento técnico sobre marcenaria em cursos no Brasil e no mundo. Eterna cúmplice, a natureza tornou-se a principal fonte de inspiração. A Gioca usa o respeito à madeira como premissa de seus projetos e privilegia o trabalho 100% manual em suas peças. "Busco sempre valorizar o desenho natural e a força dessa matéria-prima tão especial. Prefiro criar encaixes precisos em vez de usar pregos, parafusos e intervenções de outros materiais", explica o designer.
Aos 35 anos, Giovanni tira inspiração de linhagem de grandes mestres como Carlos Motta, Morito Ebine, Sergio Rodrigues e Zanine Caldas. Suas peças exalam robustez, ao mesmo tempo que imprimem leveza e jovialidade. Não é à toa que o verbo giocare (brincar em italiano) dá nome ao novo negócio. A Gioca, afinal, nasceu como uma brincadeira. Ainda assim, seu dono é categórico sobre o que mais o fascina no hobby-profissão: "Seja uma handplane ou banco, nada diminui o privilégio dar vida a algo que pode durar gerações e gerações."